Komatsu teve 2018 positivo e se prepara para novo ciclo de recuperação do mercado de máquinas

A Komatsu considerou o ano de 2018 positivo para o segmento de construção, com crescimento de quase 40% nessa área de atuação no País, segundo Luciano Rocha, gerente geral da divisão de construção no Brasil. “Tivemos uma crescente participação na agricultura e conseguimos concretizar vendas em níveis interessantes em nosso mercado, superiores aos anos anteriores”, afirmou o executivo durante o encerramento da M&T Expo 2018. Destaque especial para o lançamento da marca, a Motoniveladora GD535-5, que foi exibida pela primeira vez no País. A GD535-5 destaca-se pelo motor Komatsu SAA6D107E-1, com potência líquida de 151 HP, lâmina de 3,71 m e peso operacional de 15 toneladas.

As demais atrações foram o Trator de Esteiras D61EX-23M0 para aplicação em aterro sanitário, a Carregadeira de Rodas WA320-6 para aplicação em fertilizante, a Escavadeira Hidráulica PC200-8M0, o Cabeçote Florestal Komatsu 370E, o Rompedor Hidráulico Montabert V1800, a  Escavadeira Hidráulica PC350LC-8 com caçamba HPX, o Trator de Esteiras D51EX-22, além do sistema de monitoramento remoto Komtrax.  “Assim como os equipamentos da marca Komatsu, a Motoniveladora GD535-5 é fruto dos investimentos da empresa que refletem na preparação para o novo ciclo de recuperação de mercado”, adiantou Rocha. De acordo com essa perspectiva, a multinacional inaugurou um novo Centro de Treinamento, situado junto à fábrica, em Suzano (SP), e acaba de mudar a área administrativa para a Vila Leopoldina, em São Paulo. “Para o próximo ano, acreditamos que a Komatsu deverá crescer de 10% a 15% no volume de vendas de equipamentos de construção no País”, avalia Rocha.

Na área de mineração, a Komatsu destacou a aquisição da Joy Global Inc. por parte da Komatsu America Corp., subsidiária da Komatsu Ltd, do Japão. Líder mundial em soluções de mineração de alta produtividade, a Joy Global, agora denominada Komatsu Mining Corp e atuando como subsidiária da Komatsu, mantém a sede em Milwaukee, WI. São mantidas as marcas de produtos P&H, Joy e Montabert.

De acordo com Guilherme Santos, diretor executivo e responsável pela área de mineração, “o valor da transação, concluída em 2017, foi de aproximadamente US$ 3,7 bilhões”, disse. Essa transação agrega à equipe da Komatsu mais de 10 mil colaboradores com profundo conhecimento e experiência no setor de mineração, elevando o total global de colaboradores para aproximadamente 57 mil.

Veículos Autônomos

A Komatsu destacou é o êxito apresentado pelos veículos autônomos. O Sistema de Transporte Autônomo (AHS) FrontRunner® alcançou o marco – sem precedentes – de mais de dois bilhões de toneladas de material de superfície movido de forma autônoma. O FrontRunner® transportou mais do que todos os outros sistemas comerciais de transporte autônomo de mineração combinados, segundo informou a Komatsu America Corp., fabricante líder global de equipamentos pesados.

Desde sua primeira implantação comercial em 2008 na mina de cobre Gabriela Mistral, da Codelco no Chile, o FrontRunner® AHS obteve um crescimento na produção acumulada, quebrando a marca de um bilhão de toneladas em 2016 e de 1,5 bilhão de toneladas no final do ano passado. O feito foi realizado com mais de 130 caminhões em operação até o momento. Mais 150 caminhões serão aplicados nas operações de extração de betume (tipo de areia que contém petróleo) no Canadá, nos próximos sete anos. O FrontRunner® funciona 24 horas por dia; transportando cobre, ferro e betume, em sete locais, em três continentes. Em 10 anos não há registro de acidentes.

Motoniveladora GD535-5
Lançada este ano, a GD535-5 destaca-se pelo motor Komatsu SAA6D107E-1 com potência líquida de 151 HP, lâmina de 3,71 m e conta com preso operacional de 15 toneladas. Possui também transmissão Power Shift (8F-4R) de modo duplo, acionamento direto e conversor de torque com mudança automática de marchas e função de prevenção de estol do motor. O sistema de seleção do modo de potência do motor permite ao operador selecionar entre os modos P ou E de operação, de acordo com as condições do trabalho a ser realizado. Os itens de verificação diária e o bocal de abastecimento ao nível do solo facilitam a manutenção e garantem a segurança do operador.

Trator de Esteiras D61EX-23M0 com especificação para aterro sanitário

Um produto Dantotsu,conta com visibilidade incomparável da lâmina, de acordo com a empresa, devido ao posicionamento do conjunto do radiador na traseira da máquina e o design de dianteira super inclinada. Esse design desenvolvido pela Komatsu proporciona expressiva visibilidade da lâmina, melhorando o controle da máquina ao mesmo tempo em que aumenta a sua eficiência e produtividade, sendo o primeiro Trator de Esteiras dessa classe que apresenta esta característica. O D61EX-23M0 incorpora o motor e tecnologia de controle da bomba hidrostática de transmissão para melhorar a eficiência operacional e reduzir o consumo de combustível a níveis ainda mais baixos que os sistemas de controle HST convencionais. Os modos de trabalho P (potência) e E (economia) são recursos exclusivos e inovadores da Komatsu, auxiliando na redução de consumo de combustível. O equipamento ainda conta com a especificação para aterro sanitário, que possui lâmina de 9,6 m³ que proporciona grande produtividade, proteções contra contaminação do óleo em peças críticas, chapas de desgastes que protegem o chassi da máquina e a câmera traseira, que aumenta a segurança da operação e garante a eficiência nas operações severas, próprias deste nicho.

Carregadeira de Rodas WA320-6 com especificação para fertilizante

A WA320-6 proporciona versatilidade, economia e produtividade através de seu motor Tier 3 com 6 cilindros e potência líquida de 167 HP. O ventilador de acionamento hidráulico com inversão de rotação em conjunto com o sistema variável de controle de tração e o diferencial de torque proporcional nos dois eixos possibilitam melhor eficiência na operação. A especificação para fertilizante oferece caçamba de 3,0 m³, proteção dos chicotes e terminais elétricos contra corrosão, sistema de pré-filtro e calotas dianteiras.

Escavadeira Hidráulica PC200-8M0

Vem de fábrica com motor Tier 3, potência liquida de 138 HP e peso operacional de 21 toneladas. Com opções de configuração de braço e lança, oferece versatilidade para sua aplicação através da versão Massa, com caçamba de 1,5 m³ que prioriza a produtividade e a versão Alcance, com braço de 2,9 m que garante versatilidade em atividades que necessitam maior alcance de escavação. Além disso, possui seis opções de modos de trabalho (P, E, L, B, ATT/P e ATT/E) e função de ajuste do modo E com ênfase na economia de combustível.

Cabeçote Florestal Komatsu 370E

O cabeçote processador Komatsu 370E foi projetado tanto para uso em harvesters de esteira como de pneus, assim como em escavadeiras hidráulicas da linha amarela como a PC200-8M0. Possui fácil manutenção, segundo o fabricante, devido à movimentação da válvula desde o conjunto de válvulas até o motor da serra, assim como confiabilidade através da nova barra de montagem de serra, com grande estabilidade na fixação ao chassi. Além disso, a quinta faca de corte montada em sua estrutura possibilita grande eficiência e a versatilidade do 370E, de acordo com a empresa.

Rompedor Hidráulico Montabert V1800

Integrada ao grupo Komatsu desde 2017, a Montabert conta com uma ampla linha de Rompedores Hidráulicos. O modelo V1800 emprega alta tecnologia e eficiência através do peso operacional de 2,2 t e sistema de velocidade automática de impactos.  As proteções contra o golpe em vazio, contra o excesso de fluxo hidráulico e as conexões hidráulicas garantem excelente vida útil ao equipamento. O sistema de recuperação de energia e o ajuste automático de frequência garantem alta produtividade na operação, além dos sistemas inteligentes de lubrificação e a linha de ponteiras, que asseguram versatilidade ao equipamento.

Escavadeira Hidráulica PC350LC-8 com caçamba HPX

A PC350LC-8 vem de fábrica com motor Tier 3, potência liquida de 246 HP e peso operacional de 35 toneladas. Com opções de configuração para aplicação em pedreiras, possui caçamba Hensley HPX com capacidade de 2,23 m³ com proteções e cortadores laterais, placa de desgastes e dentes KMAX-SA. As proteções inferiores de roletes garantem proteção extra a atividades severas e a câmera traseira garante segurança extra para a operação.

Trator de Esteiras D51EX-22

O D51EX-22 possui o mesmo design inovador do D61EX-23M0. Equipado com o novo motor Komatsu de seis cilindros e potência de 130 HP, em conformidade com Proconve MAR I. O ventilador de arrefecimento do motor é controlado eletronicamente, resultando na redução do consumo de combustível e níveis de ruído. Para facilitar a limpeza das aletas, o ventilador pode operar com a rotação no sentido inverso, o que elimina objetos presos nas áreas de arrefecimento.

O D51EX-22 possui um sistema de transmissão hidrostática (HST) desenvolvido pela Komatsu. Controlado eletronicamente, o sistema fornece potência e controle na medida exata e necessária para a operação, garantindo maior potência com menor consumo de combustível e, consequentemente, menor custo de manutenção.

Komtrax

Sistema de gerenciamento remoto que vem de fábrica em todos os equipamentos Komatsu e é gratuito por 10 anos. Com uma plataforma reformulada, apresenta as informações das máquinas de modo mais fácil e intuitivo, destacando os novos mapas e mecanismos que integram os equipamentos por local de trabalho.  Além dos já tradicionais recursos de localização, horímetro, alertas, acompanhamento de manutenção, consumo e dados de operação, o Komtrax permite acompanhar também os modelos mais novos da marca. Desta forma, é possível saber se a máquina está sendo operada de forma econômica e eficiente, pois o recurso armazena as recomendações dadas ao operador e a evolução de sua performance. O Komtrax pode ser acessado também através de PC e de smartphones.

Fonte: Conexão Mineral