Presidente Jair Bolsonaro dá posse a Bento Albuquerque para o ministério de Minas e Energia

O novo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque Junior, tomou posse na tarde desta terça-feira (1/1) no Palácio do Planalto. O presidente eleito Jair Bolsonaro também empossou outros 21 titulares que vão comandar outros Ministérios nos próximos quatro anos.

A cerimônia de posse começou com desfile do cortejo presidencial da Catedral Metropolitana de Brasília, de onde o presidente e o vice-presidente eleito, Hamilton Mourão, seguiram para o Congresso Nacional. Na Casa Legislativa, Bolsonaro fez seu primeiro discurso.

Jair Bolsonaro fez o segundo pronunciamento após receber a faixa presidencial de Michel Temer, no Palácio do Planalto. As solenidades terminaram no Palácio do Itamaraty, onde o 38º presidente do Brasil recebeu convidados. No Estados, os 27 governadores eleitos também foram empossados nesta terça.

Perfil do novo ministro de Minas e Energia

Nascido no Rio de Janeiro, o novo ministro da pasta possui mais de 40 anos de serviço na Marinha e foi assessor parlamentar para defender os interesses da Força no Congresso Nacional.

Anteriormente foi diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha e faz parte do conselho de administração da Nuclebrás.

Na vida acadêmica, fez pós-graduação em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília (UnB), MBA em Gestão Internacional pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e MBA em Gestão Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Também frequentou o curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra.

Bento Alburquerque foi diretor-geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa em Washington (EUA) e atuou como observador militar das Forças de Paz da ONU na ex-Iugoslávia em Sarajevo e Dubrovnik.

Lima também foi chefe de gabinete do Estado-Maior da Armada; chefe de gabinete do comandante da Marinha e Comandante em Chefe da Esquadra e secretário de ciência, tecnologia e inovação da Marinha.

A cerimônia de transmissão do cargo de ministro de Minas e Energia (MME) será realizada amanhã (2), às 11h, no edifício sede do MME.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
[email protected]
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minminaseenergia