Como determinar o preço do ouro?

Como determinar o preço do ouro? O preço do ouro serve de barometro para investimento e perceção de mercado por parte dos investidores. Todos os dias milhões de pessoas verificam e acompanham o preço do ouro ativamente e o seu interesse pode ser entendido. A finalidade e função principal do ouro é o valor que lhe é atribuído. No entanto, apesar de toda essa atenção, poucos têm noção ou entendem como lhe é atribuído esse valor. O processo de descoberta do preço do ouro gira em torno da procura e da oferta como a maioria das outras commodities e ativos, mas existem várias diferenças que precisam ser entendidas. Analisaremos aqui os dois mercados mais citados de cotação do ouro, que indica o preço do ouro, fixando o seu valor imediato.

Preço do ouro fixo

Os preços do ouro fixo (muitas vezes referida como a Bolsa de Londres ou a cotação do ouro) são ajustados diariamente às 10:30 GMT (London AM Fix Gold) e também às 15:00 GMT (London Gold PM Fix) em Londres, onde a maioria do comércio de ouro do mundo ocorre.

Esses preços do ouro fixo são determinados pela London Buillion Market Association (LBMA), trata-se de uma associação comercial que abrange mais de 100 dos maiores bancos do mundo, instituições financeiras e, as partes interessadas em metais preciosos com a tarefa de definir padrões de ouro e prata, as boas práticas comerciais, documentação padrão e o importante papel de descoberta de preço

preço de ouro fixo

Várias destas empresas servem como criadores de mercado e tem duas teleconferências diárias em horários fixos para chegar a um preço acordado.

Estas cinco empresas representam-se não só a si, mas também a outros membros e clientes, têm como principal tarefa chegar a um preço que vai permitir que o maior número de ordens de compra e de venda possa ser cumprido.

Este processo pode levar cerca de alguns minutos ou até mesmo uma hora ou mais em situações extremas. O preço inicial é sugerido com base em como os cinco criadores de mercado reagem ao valor e às ordens que têm na mão.

barras de ouro

Os criadores de mercado podem consultar os seus clientes antes de aceitar o preço do ouro proposto e diferentes truques podem ser utilizados para mudar o valor não só para o preço que os seus clientes querem, mas também para si mesmos.

Independentemente do espaço limitado para a disputa em torno e táticas de negociação entre os criadores de mercado, o justo preço de ouro fixo é atingido (em dólares dos EUA, Euro e Libra Esterlina) fornecendo liquidez sem receita para as vendas de ouro e servir como orientação para o preço imediato.

Os preços do ouro fixo ocorrem em Nova York, Dubai e outras regiões, mas são menos frequentemente citados em qualquer lugar fora do mercado local.

Moeda de ouro Barack Obama

Preço do ouro local

O preço do ouro mais utilizado é o preço de consulta, que é o preço do ouro cotado no momento. O mais provável é que os preços do ouro usados como base para a determinação dos valores avaliados na loja que visita, são preços de ouro cotados no site de referência da cotação do ouro.

Enquanto os preços do ouro fixo servirem como um guia para os preços de consulta, especialmente à 10:30 e 15:00 GMT, depois de ter acabado de ser definido, uma miríade de novos fatores e desenvolvimentos em seguida entram em jogo para o resto do dia, porque o mercado em geral reage e faz com que o preço do ouro flutue ao longo do dia.

barra de ouro

O preço do ouro é determinado pela oferta e procura, pode ser ilusório, se olharmos para os números de oferta de ouro que são oficialmente cotados.

Anualmente, a procura e oferta de ouro é de cerca de 4.000 toneladas. No entanto, esta é apenas uma minúscula fração do volume de ouro que é negociado durante o ano.

barras de ouro

Descobertas recentes mostram que mais de 4,3 mil toneladas estão sendo negociadas todos os dias no mercado de ouro ao redor do mundo, nomeadamente, em Londres, Nova York, Xangai, Índia, Japão, Dubai. Quase 80% deste volume ocorre em mercados de balcão de Londres, mas estes negócios privados, não ocorrem onde se estabelece a maioria das vezes a descoberta do preço e, se afectar alguma coisa, afecta principalmente o preço fixo de Londres.

Em vez disso mercados futuros de ouro ao redor do mundo estão onde na maioria das vezes o preço do ouro está ativamente sendo descoberto e, consequentemente, comunicado a si quando você quiser fazer uma compra ou venda imediata.

futuros de ouro

A razão pela qual os preços futuros do ouro geralmente levam e determinam os preços de consulta, em vez de o contrário, como seria de esperar é por causa de vários fatores. O mercado de futuros de ouro, embora muito menor do que o mercado de balcão, ainda é muito, muito maior do que o mercado local.

Para além do tamanho e extensão do mercado de futuros, também os benefícios de ser um ambiente muito melhor para capitalizar influenciam os movimentos do preço do ouro, devido à liquidez imediata, a velocidade das transações, a capacidade de usar a alavancagem (que especuladores particularmente adoram) e, a possibilidade de retardar a entrega.

barras de ouro

Pouca quantidade de ouro físico se comercializa presencialmente nos mercados futuros, é mais uma ferramenta utilizada por hedgers e especuladores. Assim, os comerciantes nos mercados futuros de ouro ao redor do mundo são os primeiros a reagir aos últimos desenvolvimentos, isso mostra o preço de compra e venda (o preço pelo qual uma pessoa deseja comprar ou vender) os movimentos e o preço das transações mais recentes.

O preço imediato é, portanto, derivado destas operações a prazo e quando olha para o preço de imediato atual, é geralmente citado como o último preço em que a última troca foi feita nos mercados de futuros mundiais.

Para garantir a integridade, a mais recente cotação dos meses futuros ativos é utilizada, pois alguns meses futuros têm baixa liquidez e, possivelmente, não refletem o verdadeiro sentimento do mercado em geral.

Bolsa de Londres

A imagem anterior retrata os comerciantes no NY COMEX envolvidos em alta voz para corresponder rapidamente às ordens de compra e venda de vários clientes, que, em seguida, fica gravado e transmitido eletronicamente para o resto do mundo.

Assim se o mercado de futuros terminar qual será o impacto sobre o preço do ouro? Esta é uma pergunta difícil de responder e é o tema de muitos trabalhos académicos.

barra de ouro

O sentimento geral parece ser que não há nenhum lugar dominante onde se origina o preço do ouro, embora um fluxo geral aconteça com os preços fixos em Londres, o ajustamento do preço quando é definido, é seguido pelo New York New COMEX e assumido, com as bolsas asiáticas, como a Shanghai Bolsa de Futuros fechando o dia.

Com os diferentes horários de funcionamento destes mercados globais e plataformas de negociação de tecnologia como Globex, o ouro é negociado praticamente 24 horas por dia nos dias de semana.

Cotação do ouro em Nova York

Outras especificações do preço do ouro

É importante lembrar que os valores fixados em bolsa e os que observa sendo cotados em sites ou jornais, na sua maior parte não estão disponíveis para si. Os contratos futuros geralmente seguem um conjunto específico de diretrizes para tornar as coisas fáceis para todos os comerciantes, como um peso total com pureza e condições.

Por exemplo, 100 barras onça troy muitas vezes são comercializados nos mercados ocidentais com pureza mínima de 0,995 (24 quilates). O acesso ao comércio nesses mercados requer uma conta específica e abundância de dinheiro, por isso não é muito conveniente para o investidor médio especialmente quando os clientes consideram que a entrega e armazenamento de custos não estão incluídos e, no entanto, devem ser auto-organizados através de um processo árduo.

ouro

Então, quando investe em ouro a partir de uma loja local, não se surpreenda se pagar um custo sobre estes preços locais citados porque apesar do menor tamanho/quantidade de ouro, menor eficiência comercial, os custos indiretos, todos precisam ser acrescentados no valor que o seu revendedor local irá, naturalmente, passar para si.

Não existe uma forma definida para medir o diferencial de preço de ouro como cada vendedor terá seu próprio conjunto de custos e margens. Deste modo, os custos não serão muitos se comprar nos lugares certos e o preços consultados poderão lhe dar uma boa ideia de quanto você deve pagar, dependendo da pureza e peso em questão.

Avalie já as suas jóias, fale conosco!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

Conheça as peças com mais valor!

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso!

Fonte: New Greenfill