Punida pelo Ibama, mineradora Norsk Hydro tem crescimento do lucro

O lucro da mineradora norueguesa Norsk Hydro no terceiro trimestre, divulgado nesta quarta-feira, superou as previsões e atingiu 1,18 bilhão de reais, puxado pelo aumento dos preços dos metais. A empresa produtora de alumínio, no entanto, ainda não tem previsão de quando usina de alumina, localizada no Pará, poderá retomar sua produção total.

O lucro da empresa antes de juros e impostos (Ebit) ficou em 1,18 bilhão de reais, contra 0,8 bilhão de reais esperados pelo mercado. No terceiro trimestre de 2017, o Ebit da companhia ficou 1,06 bilhão de reais.

A empresa obteve permissões do Ibama no início deste mês para reiniciar as operações com metade da capacidade em sua refinaria de alumina Alunorte, a maior do mundo.

A retomada foi a mais recente reviravolta em uma disputa ambiental de meses com as autoridades brasileiras, depois que a fabricante de metais admitiu ter feito descartes não autorizadas de água não tratada durante chuvas severas em fevereiro. Na ocasião, o Ibama aplicou uma multa de 20 milhões de reais à companhia. “O mercado de alumínio está apertando, e esperamos que o mercado primário global de 2018 seja deficitário”, disse o presidente-executivo da companhia, Svein Richard Brandtzaeg, em comunicado. “Continuamos o diálogo com as autoridades com o objetivo de retomar a produção plena na Alunorte, mas o momento permanece incerto”, acrescentou.

Fonte: Veja