Nexa anuncia as startups vencedoras em seu programa de inovação para o setor de mineração

Dez projetos, de 186 inscritos, foram selecionados para investimento total de até US$ 2,4 milhões. Seis startups não são do Brasil. A Nexa Resources, mineradora de cobre e zinco pertencente ao Grupo Votorantim, elegeu dez startups finalistas do Mining Lab 2 após apresentação dos projetos inscritos no programa à banca avaliadora durante o Demo Day. Os vencedores receberão investimento financeiro, assessoria semanal de profissionais durante um ano, qualificação em gestão financeira, jurídica e marketing, além de acesso às instalações e às informações técnicas das unidades da Nexa.

Confira as finalistas do Mining Lab 2 organizadas por categoria:

Economia Circular – Aquova (CAN), Biopolynet (CAN), Knowledge Direction do Brasil (BR)

Concentração Mineral – EMin (BR)

Logística – Authenticiti (USA)

Automação – FLEETOP (BR), RockMass Technologies (CAN), 4HELIXLABS (PER)

IOT/TI – Geoinnovación (PER), ShiftOne (BR)

O Mining Lab está em sua segunda edição. Neste ano, foram 186 projetos inscritos e 20 startups selecionadas após as primeiras etapas de triagem. Antes do Demo Day, os candidatos tiveram uma semana de preparação, período chamado Boot Camp, no qual os projetos foram acompanhados por mentores técnicos e de gestão da Nexa.

Desse modo, os empreendedores formataram a proposta de valor de cada projeto para apresentar à banca, que avaliou critérios como viabilidade, alinhamento estratégico, tecnologia, solução e equipe. A banca julgadora foi composta por diretores de diversas áreas da Nexa.

O Demo Day marca o crescimento global do Mining Lab, que em sua primeira edição foi direcionado apenas para startups brasileiras. Entre as participantes que chegaram à etapa final houveram representantes do Brasil (10), Canadá (5), Peru (3), Chile (1) e Estados Unidos (1).

Fonte: IP News