Projeto em parceria com universidade transforma Complexo de Tubarão em realidade virtual

Imagine poder experimentar todas as sensações, entre riscos, aprendizados, texturas e imprevistos de um processo, de forma segura, sem sair do lugar. Imaginou? Esta possibilidade, que vem sendo disseminada mundo afora com o auxílio da tecnologia, tem chegado com força total ao Espírito Santo. Um exemplo disso, é o laboratório de realidade virtual da Universidade Vila Velha. Inaugurado na última semana, o projeto é resultado de uma parceria entre a Vale e a Instituição, por meio dos cursos de Design de Produtos e Ciências da Computação.

Um seleto grupo de alunos e professores da universidade visitou as instalações da unidade de Tubarão e recriou, como piloto, um dos ambientes (Sala de Controle 30) em realidade virtual onde é possível, com a utilização de um óculos e dois controles remotos “entrar” no ambiente, pegar peças e caminhar por todo o espaço.

“Este é só o começo, nossa intenção é transformar toda a nossa unidade em um ambiente virtual, assim conseguimos preparar melhor nossos profissionais, com mais segurança, assertividade e redução dos custos operacionais. Fico feliz de representar a empresa em um momento simbólico como este, contribuindo para a sociedade de modo a deixar um legado protagonizado por estes jovens. Temos um enorme desafio real, que é entrar no mundo virtual, unindo nossa realidade e o aspecto teórico, ensinado na universidade, a chance de termos avanços é muito maior”, afirma gerente de Tecnologia de Capacitação, Jorge Fernandes.

Fonte: Vale