Materiais que contêm níquel são muito utilizados no campo da saúde. Conheça exemplos!

Os materiais que contêm níquel, incluindo aços inoxidáveis, são reconhecidos como seguros, fáceis de limpar e higiênicos. Devido a essas propriedades, eles são amplamente empregados no setor de saúde, seja para instrumentos utilizados em operações, implantes e equipamentos hospitalares, seja na cadeia de suprimentos em equipamentos de processamento farmacêutico responsáveis pela produção de medicamentos. Sua eficácia tem uma história longa: o aço inoxidável tem sido usado em bisturis, fórceps de extração dentária e implantes desde a década de 1920.

A higiene é a prioridade número um do setor de saúde e o uso universal de aço inoxidável nos hospitais em instalações e acessórios é uma evidência da facilidade de limpeza desse tipo de material. O aço inoxidável pode suportar a higienização repetida com produtos químicos agressivos.

O níquel pode, também, fornecer outras propriedades que encontram seu uso em aplicações críticas. Por exemplo, as ligas de memória de forma de Nitinol (níquel-titânio) mostram uma combinação de propriedades que as tornam particularmente adequadas para stents auto expansíveis, materiais usados para aliviar as condições vasculares. Ou em Imagem por Ressonância Magnética (MRI), que proporciona uma imagem incomparável de tecidos macios, por exemplo, cérebro, músculo, coração, tumores, sem submeter os pacientes a radiações ionizantes. No centro de cada sistema de MRI existe um ímã poderoso (até 300.000 vezes mais poderoso do que o campo magnético da Terra), que depende muito do aço inoxidável contendo níquel usado em sua construção.

Mas não é apenas a resistência à corrosão do aço inoxidável austenítico contendo níquel que o torna essencial em um ambiente médico. A sua capacidade de suportar temperaturas ultrabaixas (-269°C) o torna indispensável para a contenção de nitrogênio líquido utilizado na criocirurgia – método cirúrgico que utiliza gases em baixas temperaturas para remoção de tecidos anormais. As características não magnéticas do níquel o tornam um material estrutural ideal para a fabricação da tecnologia que salva vidas.

Você sabia?
A Vale é a maior produtora global de níquel, um dos metais mais versáteis do mundo, utilizado em diversas aplicações. Duro e maleável, o níquel é resistente à corrosão e mantém suas propriedades físicas e mecânicas mesmo quando submetido a temperaturas extremas. O níquel de alta qualidade produzido pela Vale é muito valorizado para aplicações em galvanização e em baterias. Na sua casa, o nosso níquel garante o brilho do acabamento das torneiras de metal e a energia do seu controle remoto. O minério é essencial na produção de itens que vão das moedinhas do seu bolso ao carro estacionado na sua garagem.

Fonte: Vale