Seminário debate “Tecnologia e Equipamentos para a Segurança de Barragens de Mineração

Tecnologia e Equipamentos para a Segurança de Barragens de Mineração” foi o tema do Seminário promovido pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pelo Departamento Nacional de Produção o Mineral (DNPM). O evento, realizado na semana passada, debateu a utilização da água na mineração, inovações em disposição de rejeitos e geologia básica como ferramenta de planejamento para uso e ocupação das atividades de mineração.

Ao longo do dia, foram apresentadas palestras sobre estado da arte em projeto, construção e operação de barragens de mineração; apresentação de empresas produtoras de equipamentos e tecnologias para disposição de rejeitos; e monitoramento e controle de barragens.

Para o analista e organizador do Seminário, Enir Mendes, o evento foi marcante. “A iniciativa de realizar o Seminário foi importante para dar continuidade às ações que já vem sendo desenvolvidas pelo DNPM e MME no sentido de agregar novos conhecimentos e difundir entre os empreendedores novas soluções tecnológicas para o monitoramento de barragens de mineração”, afirma.

O encontro reuniu especialistas de diversas áreas que apontaram a necessidade da adoção de instrumentos e novas tecnologias de monitoramento nas barragens; estudos geológicos básicos para análise da separação de água, lama, areia na disposição dos rejeitos. Também falaram sobre a importância de se investir em projeto, construção e operação de barragens de mineração e na melhor qualificação do quadro técnico das empresas que as operam.

O seminário atende a qualificação da equipe técnica conforme previsto na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

Fonte: Setor Energético