Anglo American investe em infraestrutura para turismo ecológico em Conceição do Mato Dentro e região

Considerada a Capital Mineira do Ecoturismo, Conceição do Mato Dentro (MG) abriga várias cachoeiras, sítios arqueológicos e parques de preservação ambiental. Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do turismo na região, a Anglo American está investindo em iniciativas como regularização e aquisição de terras para os parques naturais, capacitação dos empreendedores locais para o turismo e preservação do patrimônio histórico. Para facilitar o acesso aos pontos turísticos e aumentar a segurança dos visitantes, o último investimento foi a revitalização das trilhas de acesso às cachoeiras Rabo de Cavalo e Tabuleiro.

Desde abril, a companhia está implantando novas estruturas nessas cachoeiras. Exemplo disso são as escadas de madeira, corrimãos, passagens e mirantes para que o visitante possa admirar a beleza da região. Também estão sendo instaladas placas indicativas para facilitar o acesso e garantir que ninguém se perca no caminho.

Outra ação é a sinalização da Estrada do Charco, uma via de acesso pouco usada que liga as cachoeiras Rabo de Cavalo e Tabuleiro. Com as novas placas, o caminho poderá ser melhor utilizado pelos turistas, tanto para percursos a pé quanto de bicicleta. Os investimentos reforçam a preocupação da empresa com a segurança da comunidade e dos visitantes e com o fomento do turismo na região, uma importante fonte para movimentação da economia local. Definida em conjunto com o poder público por meio dos Conselhos Municipais de Turismo e de Meio Ambiente e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), parte destes investimentos são obrigações assumidas pela empresa no processo de licenciamento ambiental do Sistema Minas-Rio.

Investimentos em preservação

A cachoeira do Tabuleiro está situada no Parque Municipal do Tabuleiro e no Parque Estadual da Serra do Intendente. Este último, situado nos territórios de Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte e Santana do Riacho, também abriga a cachoeira Rabo de Cavalo. Ele foi criado em 2007 pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) com o objetivo de proteger esse patrimônio natural.

A Anglo American contribui para a preservação do Parque por meio da aquisição, regularização e mobilização de terras. Ao todo, a empresa já adquiriu 2 mil hectares de terras para futura doação ao órgão gestor do local, o IEF. A companhia também já regularizou e mobilizou mais de 100 hectares para a Unidade de Conservação do Monumento Natural da Serra da Ferrugem.

Fonte: Portal da Mineração