Produção de carvão da Vale soma 1,5 mi de toneladas

A produção de carvão da Vale atingiu no segundo trimestre de 2016 o patamar de 1,505 milhão de toneladas, queda de 25,2% ante o mesmo período do ano passado. Na comparação com os três meses imediatamente anteriores houve recuo de 9,5%. Em relatório divulgado nesta quinta-feira, 21, a companhia explica que o resultado foi explicado principalmente pela menor produção em Carborough Downs, na Austrália, que enfrentou problemas de instabilidade geológica.

No segundo trimestre, a Vale produziu 1,062 milhão de toneladas em carvão metalúrgico e 443 mil toneladas em carvão térmico. A produção em Carborough Downs caiu 65,8% ante o mesmo período do ano passado. Recentemente a mina teve queda do teto, com a retomada das operações após a movimentação do longwall ocorrida em maio de 2016. As operações na mina subterrânea foram interrompidas, enquanto os trabalhos de reforço do teto e de recuperação geral estão sendo realizados, informa a Vale.

“Essa interrupção na produção afetou a capacidade de cumprir diversas obrigações de contratos de vendas e, por isso, resultou na declaração de força maior em 8 de julho de 2016″, destaca o relatório de produção. A produção de carvão de Moatize, em Moçambique, foi de 1,251 milhão de toneladas no trimestre, se recuperando após a parada para manutenção e a movimentação de estéril, que impactaram a produção no primeiro trimestre.

De acordo com a Vale, o comissionamento da planta de Moatize II está quase concluído, e o início das operações é esperado para o começo de agosto. A mineradora afirma que o ramp-up de Moatize II permitirá o aumento da produção e a redução de custos nos próximos trimestres.

Já o Corredor Logístico de Nacala (CLN) continuou seu ramp-up, transportando 1,655 milhão de toneladas pela ferrovia no segundo trimestre. Dezenove embarques foram realizados de abril a junho, contra treze no primeiro trimestre. Desde 8 de junho a ferrovia Sena-Beira está interrompida pela declaração de força maior, devido a incidentes.

Fonte: IstoÉ