Comissão Permanente de Crenologia realiza a 32ª reunião em Brasília

No dia 15 de agosto de 2014, a Comissão Permanente de Crenologia – CPC realizou a sua 32ª reunião ordinária. O evento ocorreu na sede do DNPM, em Brasília. A reunião, que além de outros assuntos relevantes, discutiu e aprovou a Minuta de Resolução sobre elementos dignos de nota para classificação de água mineral (Processo DNPM 48400-1024/2012) que será transformada em Portaria do Diretor-Geral do DNPM.

O DNPM está elaborando o “Estudo Diagnóstico das Águas Minerais e Potáveis de Mesa do Brasil”, trabalho esse que está sob responsabilidade da Coordenação Geral da Divisão Técnica de Água Mineral – DTAM, tal estudo sintetiza a integração de informações disponibilizadas em banco de dados e relatórios de pesquisa e de lavra de águas minerais e potáveis de mesa constantes do acervo documentário técnico do DNPM. O trabalho foi apresentado aos membros da CPC e está sendo ultimado, devendo ser publicado brevemente.

Durante a reunião, o Dr. Marcos Untura entregou ao Diretor-Geral do DNPM, Dr. Sérgio Dâmaso, sua tese de doutorado pela Facultad de Medicina da Universidad Complutense de Madrid intitulada “La Extracion Hdromineral de Caxambu”, trabalho esse na área de hidrologia médica. O livro está disponível na Biblioteca central do DNPM.

A reunião contou com a participação do Superintendente do DNPM no Estado de São Paulo, Ricardo Moraes, como convidado, tendo em vista a representatividade que aquele Estado tem no segmento da indústria de águas minerais. Relação participantes: Victor Bicca (Diretor-Geral Substituto e Presidente da CPC), Walter Arcoverde (DNPM); Carlos Magno (DNPM); Valério Cassiano (DNPM), Christine Hortência (DNPM); Gilberto Derze (convidado); Emanuel Queiroz (convidado); Carlos Lancia (Abinam); Marcos Untura; Petra Sanchez (Abinam); Valéria Alves Rodrigues de Melo (DNPM); Maria Alice (CPRM); Antônio Salmeirão (DNPM); Izabel Ito (DNPM)

Fonte: DNPM