Clariant apresenta soluções de ponta para a indústria de mineração no primeiro ICSTI realizado na América Latina

• Clariant é uma das patrocinadoras da primeira edição latino-americana do International Congress on the Science and Technology of Ironmaking (ICSTI) e do 13º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro.
• Especialistas da Clariant farão palestras sobre soluções sob medida para processo de flotação de minério de ferro.
• Produção de químicos para flotação foi ampliada com otimização de processos e upgrade de planta produtiva da Clariant no Brasil.

São Paulo, 16 de outubro de 2012 – A Clariant Mining Solutions, líder global no fornecimento de serviços e especialidades químicas customizadas para a indústria de mineração, vai apresentar soluções desenvolvidas pela empresa para atender demandas do setor de mineração no 6th International Congress on the Science and Technology of Ironmaking (ICSTI), realizado no Rio de Janeiro, entre 14 e 18 de outubro.

Soluções ‘tailor made’ para a indústria de mineração e resultados de testes e aplicações realizados pela Clariant Mining Solutions serão apresentadas no evento, que se realizará em simultâneo com o 42nd ABM Ironmaking Seminar e o 13th ABM Iron Ore Symposium, promovidos pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, que reúne mais de 5.000 associados.

“A Clariant Mining Solutions investe continuamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação de soluções que contribuam para a melhoria da produtividade e eficiência e minimização do impacto ambiental, assegurando a sustentabilidade da atividade de mineração”, explica Nilson Bartalini, Gerente de Mining Solutions para a região Norte da America do Sul, América Central e México. “Apoiar eventos como estes é uma forma de estimular o debate e a troca de experiências no setor”, agrega o executivo.

Portfólio customizado

A Clariant tem soluções químicas para toda a cadeia do beneficiamento do minério: emulsificantes para explosivos utilizados na lavra, auxiliares de moagem, dispersantes para ‘deslamagem’, coletores, espumantes e aditivos para flotação, auxiliares de filtragem, coagulantes e floculantes para espessamento e agentes desaguantes (para reduzir a umidade dos concentrados em pilhas de armazenamento e/ou durante o transporte).

“Na etapa da flotação a Clariant desenvolve soluções ‘tailor made’, trabalhando em seu laboratório e no do cliente, visando aprimorar a qualidade do concentrado e a recuperação do elemento com valor comercial, definindo, desenvolvendo e criando novas tecnologias de coletores, espumantes e/ou aditivos”, destaca Nilson Bartalini.

Com o objetivo de minimizar impactos ambientais, perdas de eficiência e produtividade, a Clariant disponibiliza para o mercado soluções de ponta para controle de particulados em suspensão, tanto para o processo produtivo, frentes de lavra, estradas e pilhas de armazenamento, assim como para o transporte em caminhões e trem. Fornece ainda anti-incrustantes, anticorrosivos e outras soluções customizadas, tais como as que aumentam a capacidade de transporte em minerodutos.

O gerente de Mining Solutions da Clariant observa que a empresa desenvolve e utiliza produtos mais “amigáveis” ambientalmente para controle de poeira. “O tipo de produto utilizado depende de cada etapa. Essas soluções criam uma película sobre a superfície dos concentrados de minérios e pelotas nas pilhas de armazenamento e/ou no transporte. No caso de estradas, faz-se um tratamento prévio na camada superior, garantindo a permanência do efeito “antidust” por um tempo mais longo”.

Capacidade local

A Clariant Mining Solutions tem uma ampla atuação no setor de mineração como provedora de produtos e serviços. Seu principal diferencial é o fato de ter presença global, com plantas produtivas e laboratórios de pesquisas próximos aos principais mercados, o que possibilita à empresa desenvolver, fabricar e suprir necessidades químicas específicas para a indústria.

Sua planta dedicada a soluções químicas para flotação de minério de ferro, no parque industrial de Suzano (SP), está apta a atender à demanda crescente do mercado, resultado do incremento das atividades no setor mineral, principalmente no segmento de ferro – o Brasil é o segundo maior produtor de minério de ferro do mundo. “A Clariant hoje é o único fornecedor de soluções químicas com produção local para o processo de flotação (reverse iron ore flotation process)”, frisa o executivo.

Na busca contínua da melhoria de seus produtos e serviços, a Clariant também está investindo na implantação de um centro de excelência com foco na pesquisa e desenvolvimento de soluções para o setor de mineração, em Belo Horizonte (MG). “Essa expansão da produção é fundamental para continuarmos mantendo o padrão de excelência no atendimento aos nossos parceiros comerciais assim como aos novos clientes”, salienta Nilson Bartalini.

Palestras técnicas

Especialistas da Clariant vão fazer palestras sobre soluções para flotação e para minimizar impactos socioambientais no 13º Simpósio de Minério de Ferro (13th ABM Iron Ore Symposium), que integra a programa do 6th ICSTI.

• 16 de outubro – 15h – Salão Âmbar – Painel de Flotação
“Alter the frothing characteristics in the reverse magnetite iron ore flotation” – Monica Speck Cassola – Expert Consultant
Mineral Processing

• 17 de outubro – 16h – Salão Âmbar – Painel “Social and environmental sustainability (Sustentabilidade social e ambiental) – “Towards an environmental impact assessment: analysis of residual collector´s in process water” – Wagner Claudio da Silva Clariant – Gerente do Laboratório de Aplicação em mineração da Clariant no Brasil.

Informações para a imprensa:
Lettera Comunicação
+55 21 2240-0200; [email protected]
Aline Rodrigues
+55 21 7221-1466; [email protected]