Audiência discutirá problemas relacionados à mineração de urânio na BA

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai realizar audiência pública para discutir o relatório produzido pela Plataforma Brasileira de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca) sobre as violações de direitos humanos e ambientais relacionados à mineração de urânio em Caetité, na Bahia. A data da audiência ainda não foi definida.

O debate tem a iniciativa dos deputados Penna (PV-SP) e Ricardo Tripoli (PSDB-SP). Eles explicam que existe a ocorrência de uma série de acidentes nas instalações da Unidade de Concentrado de Urânio das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), ao longo de seus 11 anos de funcionamento, alguns deles envolvendo vazamento de licor de urânio para o ambiente.

“Segundo informações contidas nesse relatório, o vazamento teria causado a contaminação por substância radioativa do solo, do lençol freático e da água dos poços”, conclui Penna.

Serão convidados para o debate os relatores do Direito Humano ao Meio Ambiente da Plataforma Dhesca, Guilherme Zagallo e Marijane Vieira Lisboa; e representantes do Movimento Paulo Jackson e das Indústrias Nucleares do Brasil.

Fonte:  Agência Câmara de Notícias – http://www2.camara.gov.br/agencia/