José Mayer é a nova estrela da Vale

vale12

Contra o desgaste da imagem, o marketing. Bombardeada por críticas diretas do presidente Lula, em especial depois das medidas de contenção de custos adotadas após o agravamento da crise global, a Vale voltou suas baterias à publicidade. Em breve, uma campanha na televisão exibirá o ator José Mayer, o galã da novela do horário nobre da TV Globo “Viver a Vida”, explicando didaticamente o que faz a mineradora.

Há alguns meses, empenhada em ganhar espaço das concorrentes australianas no mercado chinês, a Vale recorreu a outro astro. Espalhou pela China imagens de Ronaldo Fenômeno em anúncios em ônibus, bancas de jornais e outros locais de grande visibilidade. No Brasil, Ronaldo já tem seu nome associado a outras marcas. Vendeu de cerveja a telefone celular.

E a Vale buscava uma espécie de “cara exclusiva”. Oficialmente, a mineradora sequer confirma a
campanha, mas desde que se intensificaram as críticas do governo, vem espalhando publicidade na TV, rádio, jornais e ruas, sempre com o mesmo slogan: “A companhia que mais investe no Brasil”. Um pesquisa apontou o ator José Mayer como de “grande credibilidade”. O problema, diz um executivo da empresa, é explicar de forma fácil e eficiente o que é a mineradora.

“A Petrobrás está mais presente na cabeça dos brasileiros. Há um posto em cada esquina. A Vale não é conhecida.” “José Mayer possui um atributo de sensualidade, mas certamente não é o galã sensual que a Vale está buscando. O que está em jogo é o impacto que ele é capaz de causar entre os mais diversos públicos”, diz César Ortiz, diretor de inteligência de mercado do grupo Young&Rubicam e responsável pelo monitoramento da imagem de mais de 100 celebridades.