Mineradoras da Índia pedem fim de imposto de exportação

Os exportadores de minério de ferro da Índia querem que o governo elimine um imposto de exportação da commodity, para melhorar sua competitividade, quando o orçamento federal for anunciado na próxima segunda-feira. “O mercado atualmente está muito frágil”, disse o secretário geral da Federação das Indústrias de Minerais da Índia, R.K. Sharma.

“Nossas exportações dependem da competitividade de nossos preços em relação aos da Austrália. O imposto de exportação e os fretes ferroviários mais elevados estão prejudicando nossas exportações.” Os fabricantes de aço domésticos querem que o governo tribute as exportações de minério de ferro para assegurar o fornecimento adequado da matéria-prima no mercado doméstico, mas as mineradoras alegam que as empresas locais não têm capacidade de absorver toda a produção.

A Índia é o terceiro maior fornecedor mundial de minério de ferro, tendo exportado 104,73 milhões de toneladas no ano fiscal encerrado em 31 de março, dos quais 90 milhões de toneladas dirigiram-se à China, segundo a Federação.