Coffey Mining introduz novos serviços que aumentam a eficiência e reduzem os custos da indústrial mineral

A Coffey Mining, empresa global de consultoria especializada para a indústria mineral, está introduzindo no Brasil uma série de novos serviços para auxiliar empresas de mineração a reduzirem custos e aumentar a eficiência  das suas operações de mina, em resposta à redução do preço das commodities.
Oferecendo uma variedade de serviços e produtos que abrangem todo o ciclo da indústria mineral, desde a geração de alvos ao fechamento de mina, a empresa está introduzindo no Brasil novos serviços especializados em geotecnia de mina, geometalurgia e business improvement na área de engenharia de minas.
“Nos últimos meses, não obstante a redução em projetos de exploração mineral, estamos mantendo uma considerável carteira de projetos de estimativa de recursos e reservas, estudos de viabilidade econômica, due-dilligences e de otimização de operações e processos”, disse Mario Reinhardt, Diretor Técnico da Coffey no Brasil.

“Temos conduzido projetos para clientes como a Vale, Samarco, BHP Billiton, Rio Tinto, Gerdau, ArcelorMittal, CSN, Mineração Caraíba, além de empresas de médio porte e Juniors”, disse Reinhardt.

A geotecnia é uma especialidade que está presente no grupo Coffey há 50 anos. A Coffey Mining e a Coffey Geotechnics juntas representam uma das maiores e mais experientes equipes de profissionais geotécnicos no mundo, capacitada a desenvolver soluções e alternativas para as diversas áreas da mineração e promover boas práticas nas operações das estruturas geotécnicas, assim como a otimização dos processos.
De acordo com Reinhardt, as empresas de mineração estão, cada vez mais, buscando novas soluções para melhorar seus processos e reduzir custos. “A demanda por serviços especializados em business improvement na indústria mineral, tais como geometalurgia, otimização de mina e implementação de tecnologias inovadoras de controle e gestão,  naturalmente cresceu como resultado da crise”.

A  geometalurgia é uma etapa fundamental no desenvolvimento do processo mineral e essencial para sua constante otimização. Para a maximização do valor de uma jazida é necessário mais do que modelo de blocos com teores e tonelagens, pois o planejador lida também com uma ampla gama de variáveis tais como recuperações, rendimentos, teores de rejeito e custos – tanto nas fases de planejamento estratégico quanto tático.

“Elaborar modelos espaciais com esses atributos não é tarefa simples”, disse o Eng Porfírio Cabaleiro, Gerente de Engenharia da Coffey Mining. “A forma de abordagem da interação entre as múltiplas variáveis geológicas, de lavra, metalúrgicas e econômicas de um projeto é responsável pelo sucesso ou o fracasso de um empreendimento”, afirmou o engenheiro.

A Coffey Mining no Brasil conta com uma equipe multidisciplinar sênior que foi pioneira na introdução da geometalurgia no país, e que vem atuando por mais de 20 anos em projetos da especialidade envolvendo diversas commodities tais como titânio, fosfato, ferro, cobre, ouro, caulim, urânio, níquel, bauxita, calcário, carvão, diamante, e manganês.

Na área de business improvement, a Coffey Mining recentemente conclui a primeira fase de um projeto para uma das maiores empresas de mineração do Brasil. “O projeto envolveu o estudo da implantação de um sistema de remoção, transporte e deposição contínua de estéril com o objetivo de contribuir para aumento de produtividade e, consequentemente, promovendo uma significativa redução de custos” explicou Cabaleiro .
Cabaleiro disse também que os especialistas da Coffey Mining estão atualmente desenvolvendo estudos alternativos, comparando esse sistema de lavra com o sistema convencional (pá/escavadeira/caminhão) para outro grande projeto com movimentações de minério e estéril da ordem de 150 a 200 milhões de toneladas ano.

“O desenvolvimento do estudo vem confirmando reduções da ordem de 30% nos custos de transporte. Outro importante cliente da Coffey Mining no Brasil já contratou um estudo similar, que deverá ser iniciado em curto prazo, e acreditamos que outros clientes também se interessarão pelos benefícios desse tipo de serviço”, concluiu Cabaleiro.

Contatos de Imprensa:
Fabio Menezes, Gerente de Comunicação, Coffey Mining
T: (+61) (3) 9473 1300; C: (+61) 450 840 374; E: [email protected]

Sobre a Coffey Mining

A Coffey Mining é uma empresa global de consultoria especializada que oferece uma variedade de serviços técnicos e produtos para todos os setores da indústria mineral, desde a geração de alvos ao fechamento de mina.  Nossa equipe de consultores é formada por alguns dos melhores especialistas em mineração, geologia, metalurgia e engenharia geotécnica da indústria internacional. Possuímos experiência operacional em mais de 70 países e somos reconhecidos por oferecer soluções práticas e inovadoras para uma variedade de desafios e necessidades da indústria mineral.
A Coffey Mining é uma subsidiária da Coffey International Limited, uma empresa listada na bolsa de valores australiana (ASX: COF) com mais de  4.000 pessoas operando em mais de 80 países ao redor do mundo e escritórios permanentes nas Américas do Norte e Sul, África, Ásia, Europa e Oceania. Há 50 anos em operação, possuímos uma variedade de empresas especializadas trabalhando em infraestrutura física e social e, coletivamente, aspiramos a alcançar a nossa visão: ser especialistas globais solucionando os desafios que se apresentam para melhorar a vida das comunidades.
Visite coffey.com para mais informações.